A lipoaspiração é uma técnica de extração de gorduras superficiais, por punção e aspiração a vácuo, pela introdução subcutânea de uma cânula através da qual a matéria gordurosa é aspirada e retirada; lipossucção.

Tornou-se popular em 1982 quando um cirurgião francês foi chamado Dr. Yves-Gerard Illouz apresentou o método Illouz,. Depois disso, Pierre Fournier, introduziu o uso de lidocaína como anestésico local, assim como alterou o
método cirúrgico da incisão e usou técnicas de compressão após uma cirurgia.
Jeffrey A. Klein, dermatologista da Califórnia, apresentou em 1986 sua técnica de anestesia tumescente, que permitiu a aspiração de várias áreas corporais apenas com anestesia local e sedação. Essa técnica diminui a perda sanguínea, transformando a lipoaspiração, na maioria das vezes, em um procedimento ambulatorial.

Referida, comumente, como “lipo” pelos pacientes, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico no qual são removidos depósitos de gordura localizada, com auxílio de cânulas, que são introduzidas no tecido subcutâneo, aspirando e removendo a gordura com a assistência de um aspirador ou seringa a vácuo. O objetivo desse procedimento é melhorar o contorno corporal, facial e suas proporções.

Lipoaspiração facial tornou-se um procedimento cosmético comum, seja isoladamente ou em conjunto com o facelift ou outros procedimentos faciais. Consiste na remoção de tecido adiposo indesejado com um dispositivo de cânula e vácuo promover e melhorar a forma facial como linha da mandíbula.
O procedimento alcança bons resultados em pacientes com excesso de gordura ao longo da papada e do pescoço, que possuam boa elasticidade da pele, e mínima presença das bandas do músculo platisma. Pode ser indicado sozinho ou associado a outros procedimentos estéticos.

A lipoaspiração também foi pioneira em promover o conhecimento da Lipotransferência ou Lipoenxertia, separando-se as células tronco adiposas, a bioengenharia e a regeneração em associação com fatores biológicos.
O objetivo desta enxertia de tecido gorduroso vivo na face, é corrigir rugas mais profundas, volumização de regiões com alteração morfológica pelo processo de envelhecimento e estímulo de formação de colágeno facial.

Pode ser injetada com cânula nas regiões específicas ou até utilizado para procedimentos cosméticos com microagulhamento.

Tempo de recuperação completa é entre 20- 28 dias, durante o qual o paciente será solicitado a usar uma faixa de compressão. Porém a prática clínica tem mostrado um pós- operatório leve com poucos hematomas e baixo índice de edemas.

As regiões de face que mais comummente podemos fazer a Lipoaspiração são: região submentual, região de Jowls, todo contorno mandibular e aumentos gordurosos locais nas bochechas e também regiões cervicais pré platisma.

Autor : Dr. Sandro Valente – CRORJ 21474-8
Dentro das Especificações de Atuação do Cirurgião Dentista
Lei no 5.081 de 24 de Agosto de 1966 – Regula o Exercício da Odontologia. Resolução 198 / 2019 do CFO