Por Dr. Adriano Gudjenian

A evolução é uma constante na vida humana.

 

Vivemos em busca de aperfeiçoamento, para termos melhor resolução dos nossos problemas e desafios, assim como termos mais rapidez, maior produtividade, maior acerto, melhor precisão e também uma melhor previsibilidade.

 

A vida não para, o mundo não espera, exige prontidão, e nesse contexto vivemos nossas vidas tentando ser mais assertivo, pois temos necessidade de resultados positivos.

 

O mundo foi conquistado por todos, qualquer pessoa com um celular ou computador tem acesso e com prontidão, a uma vasta e inesgotável fonte de informações que são despejadas a cada segundo na tal internet.

 

Pessoas, empresas, instituições, governos, todos alimentam e se saciam nesta rede mundial, portanto a velocidade da vida alcançou uma instantaneidade jamais esperada, e isso não irá retroceder. É um erro esperar, também é um erro ignorar e desprezar o que já fizemos.

 

Na odontologia não foi diferente, evoluímos nas técnicas, nos materiais e nas ferramentas.

A odontologia se digitalizou e hoje não há dúvida de que somos mais rápidos, mais assertivos, mais precisos e principalmente mais previsíveis.

 

O importante não é se equipar com produtos de última geração e alta tecnologia, o importante é entender o que fazer com isto. A digitalização nos traz liberdade, no sentido de termos mobilidade para enviar nossos arquivos de forma instantânea para qualquer lugar do mundo, e este arquivo pode conter desde exames, como também moldes, peças protéticas, faces em 3D, guias para nossas cirurgias e inúmeras informações que nos auxiliam e nos dão resolução. Estes arquivos podem se comunicar com impressoras, fresadoras, tomógrafos, softwares e equipamentos que também nos auxiliam e nos dão resolução.

 

Não, a odontologia NÃO mudou, eles se mantem intacta, com todos os seus conceitos e com toda a ciência que sempre a fez provedora de resolução.

 

Novas ferramentas, estas sim são responsáveis por transformar a boa odontologia em ODONTOLOGIA DIGITAL.

 

A odontologia digital não está nos equipamentos de última geração que você comprou, ela deve estar na sua cabeça.

 

Dr Adriano Gudjenian é Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética

Mestrando em protese dentaria pela S.L.Mandic 2018

Co-Autor livro – Odontologia Digital – Desafiando limites – Napoleão editora